O programa Mais Médicos, do governo federal, deve destinar, pelo menos, mais quatro profissionais para Santa Maria. Nesta sexta-feira, um médico uruguaio deve chegar à cidade. Já na primeira quinzena de março, mais três médicos são esperados no município. A informação foi confirmada por Marcelo Dalla Corte, titular da Superintendência Administrativa e Financeira da Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde, contudo, não adianta as unidade de saúde em que os profissionais atuarão. Desde janeiro, o cubano Carlos Alberto Pons Ortega, 38 anos, atende no ESF da Vila Maringá.
Também na tarde desta terça-feira, a prefeitura encaminhou um projeto de lei do Executivo que objetiva antecipar o pagamento do auxílio financeiro concedido aos médicos estrangeiros. Dalla Corte cita o exemplo do médico cubano que, segundo ele, chegou ao município com dificuldades financeiras. Para prever situações semelhante no futuro, a Secretaria de Saúde espera alterar parte dos termos do pagamento do benefício aos profissionais de outros países.
_ Veja o caso do médico cubano que chegou sem um tostão no bolso. Agora, tu imaginas o seguinte: a pessoa chega em outro país para fazer a sua vida, mas sem dinheiro. Complica, não é mesmo? A nossa ideia é que se antecipe o último salário, de um total de 12 meses de vencimento, para que a pessoa possa começar a sua vida. Depois, esse dinheiro que foi antecipado seria, devidamente, descontado.
Para que o auxílio financeiro seja liberado, o projeto de lei da prefeitura deve ser aprovado pelo vereadores de Santa Maria.
"